Edição Bimestral - Julho / Agosto 2022
Unidade da fé
"[...] fazendo tudo para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz". Efésios 4.3
A proposta do capítulo 4 da Carta aos Efésios é de UNIDADE DA FÉ. Por isso, Paulo o inicia com uma expressão muito significativa: "vivam de maneira digna" (Efésios 4.1). Esse apelo é fundamental para o estabelecimento da fé cristã, que está nos seus primórdios como uma nova expressão religiosa. Os cristãos devem viver pelo que Deus já fez em seu favor. A conduta cristã não apenas flui da nova realidade criada por Deus, mas põe em ação concreta a nova realidade em Cristo, isto é, "viver de modo digno".
Ao longo dessa carta, uma marca registrada de nossa nova posição divinamente forjada é a UNIDADE. Em 2.11¬ 22, nossa UNIDADE estabelecida por Deus foi retratada como a derrubada da parede divisória que anteriormente havia separado e segregado os gentios de Israel. No texto em questão, essa é a UNIDADE derivada e mantida pelo Espírito. É a condição divina unificada de um corpo, um Senhor, um Espírito, um Deus em quem temos uma esperança, uma fé, um batismo (4.4¬ 6). Para Paulo, isso é mais do que apenas uma UNIDADE criada por Deus. É viver na realidade total do próprio Deus.
A conduta cristã descrita em 4.2¬ 3, que mantém e manifesta essa UNIDADE divina, inclui a humildade, pela qual não pensamos que somos superiores a outros membros do mesmo corpo. Envolve relacionar¬ nos uns com os outros com paciência e aceitação. Implica erguer uns aos outros em vez de derrubar uns aos outros; sermos cooperativos em vez de sermos competitivos ou combativos. A origem divina de nosso chamado fortalece tal vocação divina, que vem do nosso "chamado" de Deus (v. 1). Penso que isso significa ou representa a nossa verdadeira espiritualidade e sem dúvida promove o "vínculo da paz". Ou seja, é o resultado da ação do único Espírito que deve nortear a nossa vida.
Assim, nesse texto aprendemos que é possível garantir a paz em todos os níveis da vida. Que as múltiplas experiências que o no Cenáculo traz nesta edição sirvam para desenvolver a nossa UNIDADE no Corpo de Cristo e garantir atitudes de paz na Terra.
Com desejos de bênçãos,
Nicanor Lopes
Editor Nacional