Edição Bimestral - Março / Abril 2022
Um grande exemplo a ser seguido
[...] derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando¬ os com a toalha que estava em sua cintura. João 13.5
Continuando o tema sobre “revigorar nossa humanidade” pela ação do Espírito Santo, quero ressaltar que na semana denominada Santa observa-se um gesto muito significativo por parte de Jesus. Na Quinta-feira Santa, ele celebra a Última Ceia com seus discípulos. Com as palavras “este é o meu corpo, isto é o meu sangue”, ele compartilha o pão e o cálice com eles e assim institui a Santa Ceia (Eucaristia). Ao longo da história cristã, celebramos esse evento em nossos cultos, e durante esse momento trazemos à memória o que Jesus fez por nós e renovamos a nossa esperança.
Jesus, no contexto dessa entrega voluntária, compartilha a experiência do lava-pés. Os apóstolos recebem essa instrução como prova de amor e a recomendação para imitá-lo: “Assim como eu os amei, que também vocês amem uns aos outros” (João 14.34). Esse gesto de Jesus revela como podemos nos humanizar na perspectiva do serviço ao outro. É na instituição da Santa Ceia, momento memorável da espiritualidade cristã, que o testemunho de um gesto humanitário é realizado.
É nosso desejo que as experiências compartilhadas neste bimestre levem a leitora e o leitor de no Cenáculo a vivenciar a dimensão gratificante de relembrar o que Jesus fez por nós e no exercício diário se colocarem na posição de quem serve o outro em amor, e assim cumprir a recomendação de Jesus: “Ora, se eu, sendo Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, também vocês devem lavar os pés uns dos outros” (João 13.14)..
Com desejo de bênçãos,
Nicanor Lopes
Editor