Edição Bimestral - Março / Abril 2023
Coração enganoso
Porque de dentro, do coração das pessoas, é que procedem os maus pensamentos […]. Marcos 7.21
Na última semana de fevereiro, iniciou -se o período da Quaresma. Este é um tempo no calendário cristão para reflexão e busca de arrependimento. Nestes quarenta dias, que neste ano vai até a primeira semana de abril, o no Cenáculo quer valorizar, dentro do tema anual “A Palavra de Deus amolece o coração”, um olhar para dentro de nosso coração e reconhecer que dele procede o bem e o mal.
Lembrando que em Gênesis 6.5 encontramos o seguinte relato: “O Senhor viu que a maldade das pessoas havia multiplicado na terra e que todo desígnio do coração delas era continuamente mau”.
E, mais tarde, numa reação dos fariseus e alguns escribas sobre “lavar as mãos”, como gesto de pureza, Jesus enfatizou que o cuidado com as coisas externas não está acima do cuidado com as coisas internas, do coração: “Porque de dentro, do coração das pessoas, é que procedem os maus pensamentos” (Marcos 7.21), que se transformam em ações prejudiciais para si mesmo e para os outros.
A imagem da capa desta edição apresenta um coração atrás de um vidro com uma camada embaçada por gotículas. Isso me traz à memória um box de banheiro, lugar onde nos higienizamos. Mas ainda é uma limpeza externa. A recomendação de Jesus é cuidar do interior, e como podemos cuidar do nosso coração? Vivemos tempos de corações endurecidos, fechados às necessidades e sofrimentos de outros seres humanos, porém eles podem ser curados pela ternura da Palavra de Deus, que revela o seu grande amor pela humanidade. E isso celebraremos neste tempo de Quaresma e Páscoa.
Peço a Deus, em oração, que as leituras desta edição do no Cenáculo possam levar ao seu coração sentimentos de alegria, solidariedade e compaixão. Certamente, com o nosso coração cheio da graça de Deus serviremos melhor o mundo.
Com desejos de bênçãos,
Nicanor Lopes
Editor Nacional