UM PRUMO ESPIRITUAL
Leia 1 João 3.16-24
Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. (Gálatas 5.25)
Quando eu era adolescente, meu pai costumava me levar para ajudá-lo em seu trabalho de pedreiro. Enquanto o ajudava, os instrumentos que mais me fascinavam eram o prumo e o nível. Prumo é um tipo de pêndulo e nível é uma espécie de régua com um reservatório cheio de líquido. Usávamos o prumo para nos certificar de que a parede estava alinhada verticalmente, e o nível para garantir que estivesse alinhada horizontalmente.
Ambos os instrumentos são cruciais para determinar o alinhamento de uma casa ou parede. Uma estrutura deve ter um bom alinhamento vertical e horizontal para permanecer em pé por um longo tempo. Se um dos alinhamentos for ignorado, a estrutura talvez não suporte alterações de temperatura, ventos fortes ou água.
Podemos pensar em nossos relacionamentos em termos semelhantes. Nosso relacionamento com Deus molda o tipo de relacionamento que temos com os outros. E precisamos de um prumo e um nível espirituais para nos ajudar a permanecer em um relacionamento correto com Deus e com os outros. A Palavra de Deus, a oração e a permanência em comunhão com Cristo agem como prumo e nível e ajudam a nos manter alinhados.
Oração: Bendito Deus, nós reconhecemos o teu chamado para que amemos o nosso próximo. Ajuda-nos a ver-te nas pessoas que nos cercam e fortalece nosso relacionamento com os outros e contigo. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Aprofundo meu relacionamento com Deus quando me preocupo com os outros.
Oremos pelos pedreiros.
Domingos José Cazombo (Luanda, Angola)